quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O DOCE SABOR DA VINGANÇA

Não adianta negar. Sentir-se vingado dá muito prazer. Poucas pessoas traduziram essa satisfação com tanta propriedade quanto o escritor italiano Giacomo Leopardi (1798-1837): "O sentimento de vingança é tão prazeroso que, muitas vezes, o homem deseja ser ofendido apenas para poder se vingar."


Pois bem, o que era experiência pessoal ou consideração filosófica acaba de receber o respaldo da ciência. Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, mostraram que, quando uma pessoa testemunha a punição de outra que ela julga que lhe fez mal, tem acionada a mesma região cerebral responsável pelo sentimento de recompensa.

Trata-se do núcleo caudado, uma das porções mais profundas do cérebro. É ele que entra em atividade, por exemplo, quando um funcionário recebe o elogio do chefe por ter desempenhado bem uma tarefa.

Sabe... eu sou a melhor pessoa do mundo... de verdade mesmo... tiro a roupa do corpo e dou para alguém que estiver precisando... sou amigo de verdade, brigo pelos meus amigos e quando precisa eu visto a camisa com toda vontade... mas se me fizer de idiota, se me fizer de tonto, tentar passar a perna em mim... pode esperar que quando menos se espera o troco vem... tudo tem sua hora e eu sei esperar a hora certa. Eu atinjo onde mais dói, no bolso, no coração, seja lá onde for.

Claro que também estou sujeito a sentir do meu próprio veneno... mas é um preço que não tenho medo de pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário